A Incubadora Social sediada em Jundiapeba, bairro de Mogi das Cruzes, recebeu na semana passada, 20 computadores, que foram doados pela empresa Suzano. Os notebooks serão utilizados tanto pelos grupos de empreendedorismo social como pela equipe que lá atua, em especial para a promoção de cursos na área da tecnologia.
Em agradecimento à doação, a vice-prefeita, Priscila Yamagami, recebeu a equipe da Suzano no prédio-sede da Prefeitura. “É muito bom ter vocês aqui. Sempre falo que essa união de forças tem que existir, para que a gente consiga produzir transformação de forma sustentável e duradoura”, destacou, reforçando que a Administração está sempre de portas abertas para receber propostas e firmar novas parcerias.
A secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, também agradeceu ao apoio da Suzano e enalteceu os grupos de empreendedorismo assistidos pela Incubadora Social, que estavam representados no encontro. “Vocês é que vivem a realidade do dia a dia e fazem as coisas acontecerem. Esse projeto não faria sentido não fosse cada um de vocês”, ressaltou.
Antes da acolhida no prédio-sede da Prefeitura, a equipe da empresa fez uma visita à Incubadora Social. A Suzano já é parceira da Secretaria de Assistência Social e do programa Conduz e vem auxiliando a equipe da Incubadora Social no desenvolvimento de um diagnóstico, que visa a produção de indicadores.
“Queremos saber quantas pessoas estão conseguindo realizar seu sonho, superar vulnerabilidades, criar um negócio rentável. Essa parceria com a Suzano vai nos ajudar a ter os indicadores que nos mostrem isso, de forma que a gente possa identificar erros, acertos e passar a encurtar caminhos”, destacou a coordenadora do programa Conduz, Vera Suzart.
A coordenadora do programa enfatizou ainda que os computadores vão possibilitar um avanço tecnológico dentro da Incubadora e que o objetivo é começar a formar pessoas em atividades como programação, contabilidade, marketing e outras ligadas à informática e à tecnologia.
Estiveram presentes representando a Suzano o consultor do escritório central, Igor Augusto Pacanari, o gerente de Tecnologia da Informação, Rogério Rodrigues, o consultor de Tecnologia da Informação, Marcos Vinicius Ormastroni, o consultor de Relações Corporativas, Guilherme Conceição Vieira e, representando o departamento de Desenvolvimento Social, Adriano Martins e Riza Masiero.
“Temos vários compromissos com o planeta, com a natureza e com as pessoas. Uma de nossas metas é trabalhar na ODS 1, que visa tirar 200 mil pessoas da pobreza até o ano de 2030”, explanou o consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, Adriano Martins.
A Suzano apresentou as metas primordiais da parceria, que são prestar orientação estratégica e apoio para consolidar a gestão de indicadores sociais, alinhando-os com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, conectar parceiros estratégicos para potencializar ações de geração de trabalho e renda, além de redução da pobreza e promoção de diversidade e inclusão, contribuir para o acesso ao mercado e beneficiar pessoas por meio do desenvolvimento de grupos, capacitação empreendedora e diversificação das cadeias produtivas.
A Incubadora Social é um espaço destinado à formação, qualificação e profissionalização de grupos de empreendedores, servindo ainda como ponto de exposição e comercialização do que é produzido pelos grupos assistidos. O local atua sob o preceito da economia solidária, em que a cooperação, em detrimento da competição, é a diretriz, o que contribui também para o desenvolvimento inclusivo e sustentável do território.
Foi inaugurada oficialmente em abril deste ano e atende grupos de empreendedores que estão no processo de superação de vulnerabilidades. Assim, atua como uma “porta de saída”, pois, a partir do que oferta, as pessoas podem se descobrir enquanto seres criativos e capazes de desenvolver produtos e serviços que servirão para a geração de renda, garantindo, portanto, autonomia e novas oportunidades de vida.
A Incubadora Social é um dos pilares do programa Conduz, que ganhou legislação própria em fevereiro deste ano e, a partir disso, passou a ter uma estrutura organizacional mais eficiente, além de novos benefícios.
Com informações da prefeitura de Mogi das Cruzes
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