Nesta sexta-feira (05), representantes das empresas associadas à Florestar São Paulo tiveram uma reunião online com Maria Cristina Murgel, coordenadora de Assuntos Estratégicos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O encontro, intermediado pela diretora-executiva da Florestar, Fernanda Abílio, tratou sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA). “Foi uma oportunidade para tirarmos dúvidas quanto à regularização ambiental dentro do estado de São Paulo. Tivemos esclarecimentos sobre o sistema de operacionalização dos cadastros ambientais e sobre a regularização ambiental”, explicou a diretora-executiva da Florestar.

Segundo Maria Cristina, a meta do governo estadual é regularizar 100% dos imóveis rurais no estado até 2026. Uma ferramenta para auxiliar nesta meta foi lançada este ano, o Fale CAR. É um canal direto do usuário com o governo estadual, exclusivo para sanar dúvidas a respeito do assunto.

Um fechamento parcial do governo de São Paulo feito em abril, apontou que dos 412 mil cadastros ativos no CAR dentro do estado, 93% já foram revisados pelo fluxo dinamizado. Em dezembro de 2021 esta porcentagem era de apenas 1,5%.

Em uma próxima reunião, a intenção é tratar sobre o Módulo de Regularização Ambiental (MRA) do SICAR – Sistema de Cadastro Ambiental Rural. Esta tecnologia possibilitará ao produtor rural que tiver o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado, elaborar uma proposta de regularização ambiental e, caso tenha optado por aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), acessar os benefícios estipulados pelo Código Florestal Brasileiro.

Compartilhar

Posts recentes