Nesta terça-feira (31), o presidente da Florestar São Paulo, Manoel Browne, e a diretora-executiva da associação, Fernanda Abilio, tiveram audiência com a equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O planejamento econômico e ambiental de florestas plantadas foram os temas do encontro. Durante a reunião, o secretário executivo de Agricultura, Marcos Renato Böttcher, e o coordenador de Relações Institucionais, José Luís Fontes, receberam os dados econômicos e as novidades obtidas do segmento.

De acordo com o levantamento realizado pela Florestar, Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas, somente no estado de São Paulo, segundo com a maior área plantada, foram computados mais de 1,26 milhão de hectares plantados. Estima-se que são mais de 500 mil hectares conservados pelo setor, gerando cerca de 150 mil postos de trabalho diretos.

Outro dado econômico é que, em 2022, o setor obteve faturamento de US$ 2,86 bilhões em exportação pela cadeia florestal paulista.

Por parte da Pasta, foi apontada a importância da regularização ambiental rural no estado. O secretário executivo enalteceu o desempenho paulista com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em relação ao âmbito nacional. “São Paulo é o mais avançado na regularização do código florestal, com todos os imóveis já processados”, comentou Böttcher.
Luís Fontes sugeriu traçar novas estratégias para viabilizar a junção dos dados da SAA com entidades ligadas à Florestar para agilizar a regularização das áreas das propriedades.

Além do presidente e da diretora-executiva da Florestar, participaram da reunião os advogados Mariana da Silva e Francisco Bueno, da equipe jurídica.

Com informações da assessoria de comunicação da SAA

Compartilhar

Posts recentes