Por: Sérgio Santa Rosa – Unesp/FCA
Estão abertas as inscrições para a segunda reunião internacional conjunta de grupos de trabalho da divisão 7 da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations), que acontece de 18 a 21 de setembro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Com o tema “Novel and classical strategies to manage forest health in plantations”, o encontro é voltado para pesquisadores, profissionais das empresas florestais e de insumos e estudantes de graduação e pós-graduação. Durante a reunião serão apresentados trabalhos científicos e pôsteres.
A IUFRO é uma rede internacional sem fins lucrativos e não-governamental de instituições de pesquisa e cientistas florestais, com sede na Áustria, que atua buscando melhorar a gestão de questões de sanidade florestal por meio de maior contato internacional e colaboração.
O grupo de trabalho 7.02.13 da IUFRO, voltado para a Sanidade Florestal em Plantações Comerciais do Hemisfério Sul, foi estabelecido durante o Congresso Mundial da IUFRO em 2014. Seu foco principal está nas questões de saúde florestal que afetam florestas comerciais no Hemisfério Sul, principalmente de eucalipto, pinus e acácia. Pesquisadores que trabalham com sanidade florestal em plantações semelhantes no Hemisfério Norte são incentivados a participar e compartilhar seus resultados de pesquisa e contribuições.
O evento em Campo Grande será o segundo encontro deste grupo de trabalho na América do Sul. Ao longo dos quatro dias do evento, irão ocorrer palestras e sessões de debates sobre alguns dos temas mais atuais e relevantes para o setor, além de um dia de visitas de campo.
Dentre os principais temas abordados estão: técnicas e sistemas de monitoramento de pragas e doenças; biossegurança e pragas invasoras; status de pragas e doenças em plantações em todo o mundo; manejo de pragas e doenças, com foco em biocontrole e novas tecnologias e manejo da sanidade florestal, além de dois talk-shows sobre mudanças climáticas x pragas e doenças e uso de OGMs para a sanidade em plantações florestais.
No dia 18 de setembro, o grupo de trabalho 7.02.03 da IUFRO vai realizar, como eventos- satélite, um Workshop sobre a praga invasora vespa-da-madeira (Sirex noctilio) e outro sobre as murchas vasculares em plantios florestais.
A organização do evento está sob responsabilidade dos professores Carlos Frederico Wilcken e Edson Luiz Furtado, representando a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, campus de Botucatu, e o Programa de Proteção Florestal do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (PROTEF/IPEF), com apoio de Embrapa Florestas, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Scion; Universidad de la Republica del Uruguay; NSW Government – Departament of Primary Industries (Austrália) e Arauco. A realização tem apoio de Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf); Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore MS) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Mato Grosso do Sul.
Para mais informações, programação completa e inscrições clique aqui.
Compartilhar
Posts recentes
FLORESTAR SÃO PAULO ASSINA PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
Nesta quarta-feira (11), a Florestar São Paulo, representada pela diretora-executiva Fernanda Abilio, participou de reunião na sede do Ministério de [...]
PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS RURAIS
Na noite desta terça-feira (03), a Florestar São Paulo, representada pela diretora-executiva Fernanda Abilio, participou de uma reunião do Gabinete [...]
EMPRESAS SE MOBILIZAM PARA PREVENIR INCÊNDIOS FLORESTAIS
Nesta quarta-feira (28) aconteceu na sede da associada Suzano, em Itapetininga, mais uma reunião do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) [...]