Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas intensificará atividades em 2023

O estado de São Paulo possui uma área de 1,252 milhão de hectares com florestas plantadas. Os principais gêneros de árvores comerciais são eucalipto (981 mil ha), pinus (151 mil ha) e seringueira (120 mil ha). O levantamento foi feito em 2021, com o auxílio de imagens satelitais em uma ação conjunta, contratada pela Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas, a Florestar São Paulo; Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e outras associações estaduais de base florestal.

O estudo apontou que São Paulo é o segundo estado com maior área de florestas plantadas, atrás apenas de Minas Gerais. “Quando falamos em geração de emprego, o setor florestal paulista é responsável por aproximadamente 150 mil postos, entre diretos e indiretos, de acordo com o Ministério do Trabalho”, explica a engenheira florestal e diretora-executiva da Florestar São Paulo, Fernanda Abilio.

A executiva conta que em 2023, a associação pretende intensificar ações que fortaleçam o setor dentro do estado de São Paulo. “A Florestar é a entidade associativa estadual que representa 11 empresas da cadeia produtiva do setor de árvores plantadas e os segmentos industriais que têm a madeira e as fibras vegetais como principal insumo. Entre os objetivos da associação, estão defender o setor e lutar pelos interesses coletivos dos associados, que se dedicam ao manejo sustentável de plantações florestais”, lembra ela.

Considerando a relevância da madeira como matéria-prima para a sociedade e as oportunidades emergentes para o setor de florestas plantadas dentro de uma agenda mundial cada vez mais preocupada com o meio ambiente, a diretora-executiva está otimista. “Temos grandes oportunidades para inserir a madeira de florestas plantadas como matéria-prima renovável, de origem sustentável, em um mercado de consumo cada vez mais preocupado com a origem e o destino dos produtos. Queremos mobilizar e articular recursos governamentais, econômicos, financeiros e humanos para o desenvolvimento florestal no estado de São Paulo”, conclui Fernanda.

Manoel Browne, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e com a Comunidade da Bracell, empresa associada, assumiu recentemente a presidência do Conselho de Administração da Florestar São Paulo para o biênio 2023/2024. Ele ressalta que “O setor de árvores plantadas tem grande contribuição para o país, desde a geração de empregos e impulsionamento da economia. Mas ainda há espaço para que o setor possa contribuir, de forma significativa, para ampliar os benefícios dentro da agenda ESG. Vamos atuar para que a Associação exerça com protagonismo no estado de São Paulo essa agenda positiva”.

Foto floresta: Eucatex

 

Compartilhar

Posts recentes