As exportações do setor agrícola paulista somaram US$ 8,47 bilhões entre janeiro e abril deste ano, gerando um saldo positivo de US$ 6,45 bilhões na balança comercial do agronegócio — resultado que coloca São Paulo na segunda posição no ranking nacional do setor.

O desempenho foi sustentado por vendas ao exterior superiores às importações, que ficaram em US$ 2,02 bilhões no período. O agronegócio respondeu por 39% de tudo o que São Paulo exportou no primeiro quadrimestre.

Após oscilações no início do ano, abril apresentou recuperação nas vendas externas. De acordo com informações da Agência SP, as exportações do mês chegaram a US$ 2,40 bilhões — alta de 10,4% frente ao mesmo período de 2025.

O diretor da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Carlos Nabil, atribuiu o resultado a três segmentos: “Apesar das oscilações do mercado internacional, abril mostrou recuperação nas exportações do agro paulista, com destaque para carnes, produtos florestais e soja”.

Impulsionadas pelo avanço do setor de carnes, soja e produtos florestais, exportações do setor apresentam reação em abril e sinalizam melhora no cenário. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O que o estado mais vendeu

O complexo sucroalcooleiro liderou a pauta de exportações no quadrimestre, com US$ 1,85 bilhão — 21,8% do total —, sendo o açúcar responsável por 94,1% desse montante. O setor de carnes ficou em segundo lugar, com US$ 1,42 bilhão (16,7%), e a carne bovina correspondeu a 82,9% das vendas do segmento.

Produtos florestais, como celulose e papel, alcançaram US$ 1,14 bilhão (13,5%), enquanto o complexo soja registrou US$ 1,08 bilhão (12,8%), majoritariamente em grão. O suco de laranja impulsionou o grupo de sucos, que totalizou US$ 671,82 milhões. O café ocupou a sexta posição, com US$ 556,52 milhões.

Na comparação com os quatro primeiros meses de 2025, produtos florestais (+18,7%), carnes (+16,8%) e soja (+9,2%) avançaram em receita. Já sucos (-39,7%), açúcar e etanol (-14,8%) e café (-14,9%) registraram recuo.

Destinos e posição nacional

China absorveu 27% das exportações agrícolas paulistas, com foco em soja, carnes e celulose. A União Europeia respondeu por 15,3% e os Estados Unidos por 10,3%.

No cenário nacional, São Paulo detém 15,5% das exportações do agronegócio brasileiro, atrás apenas de Mato Grosso, que concentra 20,7% do total.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento do estado, Geraldo Melo Filhoo crescimento das exportações de carnes, soja e produtos florestais mostra a competitividade do nosso produtor, a qualidade da nossa produção e a capacidade de São Paulo de seguir abrindo mercados e gerando superávit para a economia brasileira”.

Compartilhar

Posts recentes