As florestas plantadas são fontes sustentáveis de matéria-prima renovável. A madeira e seus derivados, como a resina, celulose e lignina, são insumos para a produção de diversos produtos. Entre os mais comuns estão: móveis, papel, embalagens, madeira serrada, painéis e pisos de madeira, carvão vegetal e óleos essenciais.
O estado de São Paulo possui mais de 9 mil CNPJs registrados, correspondentes a empresas do setor florestal, cerca de 19% das empresas do setor no Brasil. Algumas delas, como é o caso do Grupo RB, associado à Florestar, são especializadas em extração de resina de pinus. O Grupo RB tem mais de três décadas de expertise. Cultiva anualmente cerca de 15 milhões de mudas de pinus e gerencia 55 mil hectares de florestas em diversas regiões do Brasil.
São Paulo se destaca na produção de resina de pinus. De todo o valor produzido no país, 61% são gerados no estado de São Paulo, sendo o principal estado produtor e exportador do produto.
A goma resina extraída das florestas de pinus é a principal matéria-prima do Grupo RB. O produto natural abastece as unidades industriais, onde são produzidos o breu e a terebintina, os principais derivados da goma resina.
Estes produtos são fundamentais nas indústrias química, alimentícia, cosmética e farmacêutica. Com eles são fabricados tintas, vernizes, adesivos, goma de mascar, ceras depilatórias, essências para perfume, pomadas, cânforas e muitos outros produtos.

Foto: Grupo RB

 

Compartilhar

Posts recentes