O setor paulista de árvores cultivadas ocupa 1,28 milhão de hectares do território de São Paulo, correspondendo a 13% dos plantios brasileiros. As florestas plantadas possuem um grande valor socioambiental, através da diversificação da economia em uma atividade de baixo carbono, promovendo a proteção dos ecossistemas naturais e a manutenção da biodiversidade. Além da área produtiva, o setor florestal paulista mantém mais de 500 mil hectares de áreas para fins de conservação, somente no estado de São Paulo.

Ao investir em florestas plantadas, contribuímos para uma atividade econômica sustentável de baixa emissão de carbono, promovendo práticas amigáveis ao meio ambiente. Elas ajudam a preservar ecossistemas naturais, fornecendo habitats para diversas espécies e contribuindo para a manutenção da biodiversidade.
O manejo sustentável das florestas plantadas contribui para a conservação da qualidade do solo e da água, promovendo práticas de cultivo responsáveis. A utilização de florestas plantadas reduz a pressão sobre florestas nativas, servindo como fonte de matéria-prima renovável para a indústria.

As árvores cultivadas são versáteis, proporcionando uma variedade de produtos para diferentes setores econômicos, o que contribui para a diversificação da economia. De acordo com a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), existem mais de 5 mil bioprodutos recicláveis, renováveis e, em sua maioria, biodegradáveis.

Feliz Dia da Árvore!

Compartilhar

Posts recentes