Um programa envolvendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas (Florestar São Paulo), pretende qualificar profissionais para atuarem no setor de florestas plantadas no estado de São Paulo.

Na última quinta-feira (14), a diretora-executiva da Florestar, Fernanda Abílio, visitou a escola do Senai em Lençóis Paulista, onde conheceu a estrutura do centro de treinamento. Jonas Donzella Junior, coordenador de relacionamento com a indústria, conduziu a visita e explicou sobre o histórico do centro, cursos disponíveis e em implantação. O coordenador também explicou como são desenvolvidas as parcerias com as indústrias e o processo de aprendizagem, que conta com aulas teóricas e práticas. Fazem parte da estrutura do Senai salas com módulos que recriam ambientes industriais, tais quais o profissional encontrará nas empresas. Outra estrutura apresentada foi das escolas móveis.

Além de Jonas, Laerte Lozigia, que é diretor da Escola Técnica em Jaú e Lençóis Paulista, também está liderando o programa de qualificação de mão-de-obra para o setor florestal, que tem apoio da Florestar e da Ibá. Em setembro será lançada a primeira turma do curso de formação de operadores florestais para a associada Bracell. O intuito é que esta iniciativa possa ser replicada para outras empresas florestais atuantes na região.

“Voltei muito impressionada com a qualidade das salas de aula, dos aparatos técnicos e práticos disponíveis aos alunos. As escolas móveis são outra ferramenta incrível para atender ao ensino e formação profissional nas diversas áreas de atuação, direcionadas para a vocação industrial existentes no município de Lençóis Paulista e região”, concluiu a diretora-executiva da Florestar.

Compartilhar

Posts recentes