A Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas – Florestal São Paulo, confirmou apoio institucional para a maior feira florestal dinâmica do mundo.

A 5ª edição da Expoforest, a feira florestal brasileira, está marcada para acontecer entre 09 e 11 de agosto, em Guatapará, região de Ribeirão Preto. Mais uma vez a feira será dentro de uma área de plantio de eucalipto da Sylvamo, apoiadora master da Expoforest e associada à Florestar.

A área total da feira tem mais de 200 hectares. Como já é tradicional nas edições da Expoforest, a feira será dividida em duas partes: a estática, que terá 7,5 hectares e 01 quilômetro de extensão; e a dinâmica, com 3,7 quilômetros de trilhas e 150 hectares. O espaço total ainda contempla dois estacionamentos, um de 6 e outro de 2 hectares.

Além da feira, a programação da Semana Florestal Brasileira inclui dois eventos técnicos que ocorrerão em Ribeirão Preto (SP): o XIX Seminário de Atualização em Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal, tradicional e mais antigo evento técnico do setor; e o 5º Encontro Brasileira de Silvicultura.


Histórico

Curitiba, 1977: neste ano um seminário idealizado por Jorge Malinovski, um entusiasta da colheita florestal no Brasil, deu início a uma série de eventos que culminaram para a concepção da Expoforest, atualmente a única feira florestal dinâmica da América Latina.

O evento cresceu ao longo dos anos e em 2008 a Expoforest, a Feira Florestal Brasileira, nasceu dentro deste contexto. Moderna e inovadora já naquela época, reuniu na capital do Paraná profissionais e empresas que acreditavam e protagonizavam no setor de florestas plantadas.

Na segunda edição, em 2011, um salto exponencial na organização e promoção da feira transformou-a na primeira e única feira florestal dinâmica da América Latina, com demonstrações práticas e em campo das mais modernas soluções para plantio, manejo, colheita e transporte de madeira. Desde então, a Expoforest se tornou o principal evento para lançamentos de tecnologias voltadas à produção de madeira proveniente de florestas plantadas no mercado mundial.

As edições de 2011 e 2014 aconteceram em Mogi Guaçu/SP, dentro de uma floresta de eucalipto clonal, pertencente à International Paper, atual Sylvamo. Em 2018, também com a parceria da Sylvamo, a Expoforest foi realizada em Santa Rita do Passa Quatro, próximo a Ribeirão Preto/SP. A Feira Florestal Brasileira reuniu 240 expositores e 30 mil visitantes, superando expectativas e colocando o Brasil em uma posição de destaque no mapa mundial de grandes feiras setoriais e dinâmicas.

A cada edição ela cresce em tamanho e qualidade. Profissionais do mundo todo vêm ao Brasil para participar da Expoforest, buscando as novidades e soluções que tornam o setor mais produtivo e sustentável ao mesmo tempo.

Serviço
O que: Expoforest 2023 e Semana Florestal Brasileira
Onde: Região de Ribeirão Preto
Quando: De 07 a 11 de agosto de 2023
Saiba mais: www.expoforest.com.br

Compartilhar

Posts recentes