No dia 24 de junho (segunda-feira), acontecerá em São Paulo, no hotel Grand Hyatt, o seminário: “Finanças Verdes: repercussões jurídicas e contábeis”. Com início marcado para 13h30 e encerramento às 19 horas, o encontro terá a abertura com o presidente da Florestar São Paulo, Manoel Browne. O seminário será dividido em dois painéis, que abordarão temas do Direito Ambiental.

Veja a programação:
PAINEL 1: Precificação do carbono na estratégia corporativa
Do Protocolo de Quioto ao Acordo de Paris, com Marcelo Azevedo, sócio na William Freire Advogados, mestre em Direito/PUC Minas e doutorando em Direito/USP, diretor do Departamento de Direito Ambiental do IAMG e professor no CEDIN.
Iniciativas globais de precificação de carbono, com Isabela Morbach, advogada e diretora da CCS Brasil, organização que promove a implementação de projetos de captura e armazenamento geológico de carbono no Brasil. Mestre em Direito Financeiro e doutora em Energia, ambos pela USP. Foi visiting scholar no Centre for Environmental Policy do Imperial College London.
Créditos de carbono e descarbonização na estratégia corporativa, com Anicia Pio, gerente do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da FIESP, mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da POLI/USP. Foi coordenadora de Recursos Hídricos da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo.

PAINEL 2: Contabilização e tributação de créditos de carbono
Contabilização dos créditos de carbono e iniciativas do IASB e da CVM, com Eduardo Flores, professor na FEA/USP, membro do Advisory Council of IFRS Fundation e coordenador técnico do Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade.
Natureza jurídica e tributação de créditos de carbono, com Nereida Horta, coordenadora do Núcleo de Pesquisas do Mestrado – NUPEM do IBDT, sócia da CBLM Advogados, mestre em Direito Tributário Internacional e Comparado pelo IBDT e ex-conselheira do CARF.
Tributação internacional nas transações em mercado voluntário de carbono, com Martha Formenti, consultora tributária na Suzano S.A., masters of adv. studies in International Tax Law e LLM pela Universidade de Leiden (Holanda).
Reforma tributária e seus efeitos sobre os mercados de carbono, com Paulo Honório de Castro Júnior, sócio na William Freire Advogados, mestre em Direito pela USP e pela UFMG, presidente do Instituto Mineiro de Direito Tributário – IMDT. Professor na PUC Minas e no CEDIN.
Mediador: Maurício Cazati Jr., líder da área tributária na Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, membro do Conselho de Assuntos Tributário da CNI, do Grupo de Estudos Tributários do Ciesp e do Comitê da Cadeia Produtiva do Papel, Gráfica e Embalagem – COPAGREM e do Instituto Pensar Agropecuária – IPA.

As vagas são limitadas. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://bit.ly/financasverdes

Compartilhar

Posts recentes