A Sylvamo, em parceria com o Instituto ATÁ, Reenvolver e Associação Ambientalista Copaíba, anuncia o segundo livro do projeto Verde Mel “Produtos das abelhas nativas: características, técnicas e aplicações”. A publicação traz resultados inéditos de pesquisas realizadas, entre janeiro de 2021 e novembro de 2022, que desvendaram informações sobre a fermentação do mel – processo pouco conhecido pela ciência -, sobre a composição nutricional e sobre técnicas de beneficiamento, ampliando os horizontes de aplicação dos produtos.
A iniciativa, que contou com a participação do Senai-SP, da Unifesp e do Centro de Nutrição Funcional VP, tem o objetivo de disponibilizar aos criadores de abelhas sem ferrão e aos empreendedores da meliponicultura informações técnicas que contribuam para o fortalecimento da atividade. Ao mesmo tempo, oferece aos apaixonados por abelhas e consumidores de seus produtos histórias e informações sobre o universo do mel, pólen, cera e própolis das abelhas nativas.
“Em um universo como o das abelhas nativas e seus produtos, onde ainda há tanto para descobrir, é uma grande satisfação poder compartilhar resultados do trabalho que há anos nos dedicamos. Ainda mais envolvendo essa valiosa rede de produtores e colaboradores”, diz o pesquisador Fábio Menna, cofundador da Reenvolver e um dos autores do livro.
Este lançamento compõe o segundo volume da “Série Sem Ferrão”, editada pelo Instituto ATÁ, como parte do Projeto Verde Mel, que já lançou em 2022 “67 receitas com mel de abelhas nativas”. Ao todo, 18 espécies de abelhas sem ferrão de todas as regiões e biomas do Brasil foram contempladas nas pesquisas. Estas espécies foram selecionadas com base na relevância cultural que representam nas diferentes regiões do País. O livro está sendo comercializado no site do Instituto Atá pelo valor de R$60,00.
Com informações da assessoria de imprensa da Sylvamo
Compartilhar
Posts recentes
FLORESTAR APRESENTA PANORAMA DO SETOR FLORESTAL PAULISTA AO GOVERNADOR
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas; e a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, participaram [...]
A SILVICULTURA PAULISTA E SEUS BENEFÍCIOS AO SOLO
Com o desenvolvimento das sociedades é natural um avanço sobre o uso da terra e do solo. Além de espaço [...]
MMA E MAPA UNEM FORÇAS PELA CONSERVAÇÃO E PRODUTIVIDADE DAS FLORESTAS BRASILEIRAS
Nesta sexta-feira (21), Dia Internacional das Florestas, os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Agricultura [...]