Os avanços na equidade de gênero do mercado de trabalho estão chegando também ao setor florestal paulista.

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego, dão conta de que em 2020, o público feminino nos postos de trabalho do setor de base florestal e da indústria de processos com madeira era de 29.694. No ano seguinte, este número cresceu para 31.734, um aumento de quase 7%.

Os dados da RAIS 2021 para o estado de São Paulo identificaram crescimento do número de empregos femininos em todas as faixas etárias, acima de 18 anos. Em 2021, 21% dos empregos do setor florestal e da indústria de processos com madeira foram ocupados por mulheres. A faixa etária com o maior número de empregos está entre 30 e 39 anos. Em 2021 foram 10.683 postos de trabalho. A segunda faixa etária que mais gerou postos de trabalho em 2021 foi a de 40 a 49 anos, foram 7.756 vagas.

O levantamento demonstra ainda que em São Paulo as mulheres atuam em toda a cadeia produtiva, desde a silvicultura, com maior presença no segmento de papel e móveis de madeira.

Um ponto que chama a atenção para a diretora-executiva da Associação Paulista de Produtores, Fornecedores e Consumidores de Florestas Plantadas, Fernanda Abilio, é a porcentagem de mulheres em cargos de liderança no setor em São Paulo. “De acordo com o Relatório Panorama de Gênero, da Rede Mulher Florestal, a porcentagem de mulheres no cargo de direção em empresas com base florestal no Brasil foi de 7% em 2023. Se considerarmos a RAIS 2021, a porcentagem de mulheres na faixa salarial correspondente a cargos de alta gestão em São Paulo já era de 23%, isso há três anos. Então, imaginamos que São Paulo esteja entre os principais estados do Brasil com maior inclusão feminina no mercado de trabalho do setor de base florestal e da indústria da madeira”, avalia a executiva da Florestar São Paulo.

Foto: Eucatex

Compartilhar

Posts recentes