Uma campanha nacional de troca de livros de livros chama a atenção para a economia circular e sobre a fonte de matéria-prima para a fabricação do papel. Mais uma vez, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), agora com a participação da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), está promovendo a ação Circule Um Livro. Durante a semana em que é comemorado o dia do livro (23/04) diversos espaços públicos, em várias cidades do Brasil, terão pontos de trocas de livros, com atividades culturais e outras atrações.

Além de estimular o conhecimento e a leitura, a campanha reforça a importância da reciclagem e da utilização de materiais biodegradáveis e de fontes sustentáveis. Outro ponto importante da campanha é sobre o processo de fabricação do papel, que tem a origem de sua principal matéria-prima nas árvores cultivadas.

Entre os dias 23 de fevereiro e 5 de abril, a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) e a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF) realizam a campanha de arrecadação de livros para o projeto. A Florestar São Paulo, as associadas: JFI Silvicultura e Potencial Florestal; e a Fepaf (Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais) apoiaram a campanha arrecadando perto de 250 volumes.

Esse ano, o projeto estará nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador. Circularão títulos infanto-juvenis, de literatura brasileira e clássicos. Livros de cunho político, religioso e didático não fazem parte da ação.

A ideia é realizar a troca de exemplares de diversos gêneros. As pessoas poderão retirar um livro gratuitamente e, ao mesmo tempo, deixar outro no lugar. Mas isso não é uma condição. É permitida a retirada de volumes sem necessariamente doar outro. Vale o bom senso. As ações da 3ª edição do Circule um Livro serão realizadas no período de 22 a 28 de abril.

“As edições de 2022 e 2023 foram um sucesso. Agora nos unimos com a Abigraf para levar o projeto ainda mais longe. A leitura é um hábito imprescindível para o desenvolvimento de todos os conhecimentos”, ressalta Paulo Hartung, presidente da Ibá.

Presente em livros, cadernos, envelopes, embalagens, canudos, copos, itens de higiene e em uma infinidade de outros produtos do dia a dia, o papel é um material totalmente biodegradável e reciclável, o que contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade.

Compartilhar

Posts recentes