A convite da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, (Fiesp), a diretora-executiva da Florestar, Fernanda Abilio, participou de uma reunião nesta segunda-feira (08), na abertura dos trabalhos anuais do Conselho Superior de Desenvolvimento Sustentável (Condes), da Fiesp.

A pauta contou com a apresentação do secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, que abordou diversos assuntos entre eles, o Plano Plurianual da União (PPA), que é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal. O PPA define as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal. De acordo com Capobianco, algumas ações do PPA buscam atender também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

Na reunião, o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, respondeu questões sobre mercado de carbono, desmatamento, logística reversa e lei do saneamento. Em relação ao desmatamento ilegal, Capobianco foi taxativo em dizer que as ações serão de comando e controle, conforme rege a legislação.

Em sua extensa carreira como ambientalista, lembrou que no início possuía uma série de divergências com o setor de papel e celulose. Mas mudou de opinião ao longo do tempo e reconhece que hoje este segmento é uma referência e um grande aliado na agenda do clima. Além de estocar carbono, é um setor que tem áreas conservadas proporcionais às áreas produtivas.

Licenciamento Ambiental
O projeto de que trata da lei geral de licenciamento ambiental foi outro ponto abordado na reunião com secretário-executivo. Ele defende que, por natureza, é um processo complexo e que precisa de análise profunda. Segundo ele, a meta do governo federal é dar celeridade aos prazos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Compartilhar

Posts recentes