Entre os dias 23 e 25 de maio, o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) realizou em Piracicaba/SP, o Congresso de Plantações Florestais. Foram três dias de programação com discussões de temas relevantes, técnicos, científicos, estratégicos e inovadores, além de excursões técnicas. O Congresso considerou os desafios, as exigências e as oportunidades dos novos atributos para garantir as atuais funções das plantações florestais.

O evento foi realizado em parceria com a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) e a International Union of Forest Research Organizations (IUFRO). A Florestar São Paulo foi uma das instituições apoiadoras e teve a diretora-executiva, Fernanda Abilio como moderadora em um dos talk shows.

A representante da Florestar, que é engenheira florestal e mestre em Ciência Florestal, com MBA em Digital Business, trabalha há 15 anos no setor com pesquisa e desenvolvimento, certificações, na área socioambiental e relações institucionais. Coube a ela a moderação do talk show “Quais as tendências das empresas florestais no atendimento às demandas sociais das suas áreas de influência?”

Além da moderadora, outros três profissionais participaram do debate. Matheus Ruteski, engenheiro ambiental pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, especialista em Certificação Florestal na Eldorado Brasil Celulose S.A; Mariana Claudio, formada em Ciências Sociais com pós-graduação em Administração Estratégica e especialização em Sustentabilidade, gerente de sustentabilidade da Sylvamo e gerente executiva do Instituto Chamex; e Magna Valadares, pedagoga e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Gestão em Responsabilidade Social, com MBA em Gerenciamento de Crises, atualmente analista de Relacionamento com Comunidades na ArcelorMittal BioFlorestas.

“O setor florestal é considerado um destaque na cadeia produtiva da economia brasileira, concilia o desenvolvimento econômico com a melhoria da qualidade ambiental e o bem-estar social”, defendeu a moderadora Fernanda Abilio. “Cuidar do meio ambiente e das pessoas está no centro da estratégia do setor e para isso, as empresas possuem equipes dedicadas às demandas sociais em suas áreas de influência. São várias iniciativas desenvolvidas, e foi neste sentido que o nosso debate esteve conduzido”, contou a diretora-executiva da Florestar São Paulo.

Compartilhar

Posts recentes