Nesta segunda-feira (21/08), no dia do aniversário de fundação da Florestar São Paulo, a diretora-executiva da associação, Fernanda Maria Abílio e o presidente, Manoel Browne, visitaram o Museu do Eucalipto, em Rio Claro/SP.

O local fica dentro da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) e é uma Unidade de Conservação, administrada pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo. O convite partiu do presidente da Fundação, Mario Mantovani, que acompanhou os representantes da Florestar São Paulo na visita.

Com 16 salas, o museu conta a história da introdução do eucalipto no estado de São Paulo e no Brasil. Em 1914, o engenheiro-agrônomo Edmundo Navarro de Andrade foi buscar na Austrália 144 espécies do gênero Eucalyptus. No final do século XIX, havia escassez de matéria-prima para manutenção e construção de ferrovias. Para suprir a demanda de madeira para dormentes e carvão, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro criou hortos florestais em diversas cidades do interior paulista e desenvolveu uma série de estudos sobre o gênero.

“O conteúdo do museu é riquíssimo para a história sobre a introdução do eucalipto no Brasil. Conta sobre os primeiros estudos da parte de botânica, pragas e doenças, a floração do eucalipto, densidades, espaçamento. O visitante pode conhecer em detalhes como foi este processo inicial,” explica a diretora-executiva da Florestar.

Compartilhar

Posts recentes